Blog
03
Nov
2021
Qual é o significado de Concertina?

Qual é o significado de Concertina?

O que significa concertina? O que é concertina?

Concertina é o nome dado para determinadas cercas de segurança. Tais cercas possuem formato em espiral, podem ser eletrificadas ou não, e são instaladas sobre muros e portões de residências, bem como outros locais que possam ser alvos de invasões e roubos. As concertinas atualmente são consideradas um dos métodos mais eficazes para a proteção e segurança, mantendo distantes assaltantes e bandidos.

Apesar do nome idêntico, não podemos confundir a cerca concertina com o instrumento musical concertina. Esse último consiste em um instrumento semelhante a um acordeom, dotado de fole e palhetas livres. Ao serem pressionados, os botões se movem na mesma direção como o fole, bem diferente dos botões do acordeom, que se movem no sentido perpendicular ao fole. Além disso, cada botão emite uma nota, enquanto acordeões geralmente produzem acordes quando um único botão é pressionado.

O instrumento musical concertina teve as suas primeiras aparições e aperfeiçoamentos na Inglaterra e na Alemanha, provavelmente de forma independente. A versão britânica foi criada no século XIX, mais precisamente em 1829 por Sir Charles Wheatstone, que registrou a sua invenção para uma versão mais avançada alguns anos mais tarde. Já a versão germânica da concertina foi criada por Carl Friedrich Uhlig no ano de 1834.

De uma forma geral, esses instrumentos apresentam seis lados e possuem um som bem característico, embora, ainda no século XX, perderam a sua popularidade diante do avanço de estilos musicais mais cromáticos, tais como o blues, o jazz e mais tarde o rock and roll.

Proteção e segurança

A concertina, no caso a cerca de segurança, é feita de aço, o que impossibilita que o ladrão consiga cortá-la. Além disso, esse tipo de material de segurança apresenta formato em espiral e conta com detalhes cortantes, bem afiados e pontiagudos. A vantagem dessas cercas reside no seu design, que é baseado em cercas usadas em operações militares, sendo assim, não é um equívoco afirmar que as concertinas representam atualmente um avanço no ramo dos métodos de segurança e prevenção de assaltos.

Para a instalação de uma concertina, é necessário adotar os serviços de uma empresa especializada. Atualmente existem diferentes tipos de cerca concertina, que podem ser clipadas, eletrificadas, simples e flat.

Comente essa publicação

Orçamento sem compromisso